A aprovação da reforma tributária representa um marco e uma vitória para o biogás, o biometano e os biocombustíveis no Brasil, declarou a presidente-executiva da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Renata Isfer.
“O texto aprovado consolida a aplicação do diferencial tributário, garantindo um desconto para os biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis. Essa medida é um passo decisivo para a promoção da descarbonização, colocando o Brasil no caminho de um futuro mais limpo”, afirmou a executiva.
A lei traz a regulamentação de descontos para combustíveis limpos, variando entre 10% e 60% em relação aos fósseis, baseada em critérios técnicos, como poder calorífico e impacto na redução de emissões. Para a presidente da ABiogás, a medida traz segurança jurídica e atrai investimentos.
“Nesse cenário, o biometano se destaca como o combustível mais limpo e eficaz na redução de emissões, com estudos indicando que, no ciclo de vida, caminhões movidos a biometano emitem menos gases de efeito estufa do que caminhões elétricos, reforçando seu papel central na transição energética”, explica.
Fonte: Eixos
Related Posts
Biometano é debatido como solução sustentável e econômica entre Algás e empresários do setor
A Algás promoveu uma reunião estratégica voltada para os diretores das usinas de Alagoas, abordando o biometano como uma solução inovadora para o setor energético. O encontro, que aconteceu no dia 19 de...
Goiás projeta colocar nas ruas 500 ônibus com biometano até 2026
O governo de Goiás faz planos para se tornar protagonista na produção de biometano no Brasil, um desafio ambicioso para um estado que hoje nem sequer produz esse tipo de combustível limpo, considerado uma...